Armazenamento de HORTIFRUTI

Manter os equipamentos do setor de hortifruti sempre limpos e com a manutenção em dia reduz perdas, economiza energia elétrica e amplia a segurança alimentar, a AGROFRUTI preza pela qualidade e por isso segue com rigor esta pratica.



Os cuidados especiais com os equipamentos de armazenamento auxiliam na preservação das características orgânicas e sanitárias dos alimentos. Refrigeradores, expositores e balanças em boas condições fazem com que a distribuidora tenha uma operação eficaz, com redução de problemas em seu dia-a-dia.


Câmaras frias e os equipamentos de refrigeração

As câmaras frias destinadas ao armazenamento de hortifrúti ficam na parte interna do estabelecimento, para manter os produtos em perfeitas condições de consumo.
A limpeza é feita com:
•    Produtos certificados, que tenham autorização do Ministério da Saúde e da Anvisa.
•    Não são usados produtos domissanitários, ou seja, aqueles de uso doméstico que tenham sabor, odor e perfumes.
•    O ambiente de manipulação do hortifruti precisa estar sempre limpo, com temperatura estável que atendem às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, como a Portaria CVS-6/99, de 10.03.99.
** CVS = Centro de Vigilância Sanitária

Periocidade
A temperatura dos equipamentos é monitorada diariamente.

A limpeza dos drenos diariamente, evita não só a formação de gelo e descongelamentos desnecessários.

Semanalmente, toda a área interna dos equipamentos é limpa para a retirada de resíduos, que podem colocar em risco a segurança alimentar dos produtos expostos.
*** Nesses equipamentos, a temperatura mantém menor que 10ºC. Quanto maior for a temperatura no interior desses equipamentos, menor é a umidade relativa dor ar, e vice-versa.


Por Bruna Gonçalves
Nutricionista - Agrofrut